Breves Comentários sobre Batman v Superman

22 06 2016

Certa vez eu fiz aqui uma longa defesa de um trailer de Batman v Superman. Após ver o filme eu CONTINUO defendendo, mesmo com ressalvas. Eu realmente acho que a DC está tentando um caminho diferente da Marvel, fazendo a coisa toda acelerada demais em minha visão. Mas como eles conseguem, mesmo assim, amarrar bem a coisa toda creio que não afeta o resultado geral: um grande filme de super-heróis e que, pra mim, tirou o medo que muita gente tinha com relação a Ben Affleck e Gal Gadot.

BvS trindade

Vou na contramão de muitos de meus amigos ao pensar assim, mas eu acho que a crítica que muitos fizeram ao filme é extremamente exagerada, assim como foi com Man of Steel anteriormente. A DC consegue juntar a trindade num mesmo filme de forma realmente interessante, mesmo que em alguns momentos o Batman de Ben Affleck pareça extremamente distante de sua contraparte nas HQs. Mas levemos em conta que ele viu pessoalmente o estrago que o Superman e Zod fizeram em Metrópolis e as diversas mortes causadas pela briga insana dos kryptonianos. Isso deixou Bruce Wayne, que já era o Batman há anos, realmente puto e com vontade de acabar com o Supinho pela destruição desenfreada e as mortes. Ele usou toda a sua força e dinheiro pra conseguir kryptonita pra levar seus planos adiante. Aí houve quem criticasse Bruce Wayne/Batman por ser manipulado por Lex Luthor. Gente, Lex Luthor é uma das mentes mais brilhantes da DC caso vocês não saibam, viu?

BvS Luthor

O problema todo está em que muita gente não conseguia enxergar os personagens de modo geral nos filmes, principalmente o Superman. Mas à partir do momento em que é dito ser uma adaptação eu creio que certas mudanças estão dentro do normal. Exemplo: o final de Watchmen – filme vs HQ. O final do filme, como disse num post sobre Watchmen, é mais crível. Temos o inimigo em comum exatamente o Dr. Manhattan ao invés de uma invasão alienígena. Eu particularmente achei fantástica essa modificação! Já a questão do Superman é que ele, em alguns momentos, parece estar deslocado do planeta em que foi criado desde bebê. Mas isso, pra mim, o torna também mais crível do que ele parecer plenamente humano mesmo com todos os poderes incríveis que ele tem.

Já li por aí que a versão estendida do filme deixa a coisa toda melhor do que a versão do cinema. Espero que realmente o torne um melhor filme, mas eu ainda penso diferente de quem diz que isso o tornará um filme realmente bom, porque isso ele já o é.

Update: assisti nesse fim de semana a versão Ultimate Edition do filme. Eu disse ali em cima que essa versão tornava o filme ainda melhor segundo diziam pelas interwebs, e isso se confirmou. A meia hora a mais de filme cobre completamente alguns furos que o filme que foi pro cinema deixava, mas não de um modo simples: eu digo que torna ele um filme completamente diferente do que vimos. Alguns amigos meus criticam o filme pelo modo como a luta dos dois parece sem sentido, que eles brigam sem muita razão. Em minha opinião essa versão explicita mais ainda as visões que Clark Kent tem do Batman e o ódio de Bruce Wayne ao Superman, ambos magistralmente manipulados por Lex Luthor. A explicação à cena da explosão do Capitólio FINALMENTE é dada, e faz TODO O SENTIDO. O destino de Lex Luthor no fim do filme, e ainda mais o porque dos “sinos estarem tocando e não podem ser parados” também mostra que NADA do que foi cortado poderia ter sido deixado de lado, mesmo com o filme ficando com 3 horas de duração.

Ações

Information

Deixe um comentário

