Spoder Man tá na área

13 02 2015

Desde o dia do anúncio do acordo entre Sony e Marvel Studios com relação ao Homem Aranha eu fiquei com vontade de fazer um texto, falando desde o primeiro filme até o que pode vir por aí. Bom, vamos lá!

Homem Aranha (2002)

Olha quem chegou!

                                  Olha quem chegou!

Quando esse filme veio ao mundo, após o estrondoso sucesso dos X-Men da FOX, muita gente não sabia o que esperar. Sam Raimi sempre foi um elogiado diretor (principalmente pelo pessoal apaixonado pela trilogia “The Evil Dead”), mas ele estava entrando em um território onde os fãs são realmente perigosos. Tobey Maguire tinha um relativo sucesso, principalmente com o filme “A Vida em Preto e Branco”. Bom, o filme estreou. E foi uma bela surpresa. Maguire conseguiu segurar bem a barra do papel de Peter Parker/Homem Aranha. Willem Dafoe, apesar de momentos de overacting, foi excelente como o vilão Norman Osborne/Duende Verde. James Franco iniciava ali um bom Harry Osborne.Kristen Dunst fazia uma Mary Jane Watson mediana.  Mas a grande surpresa veio de onde menos se esperava: J.K. Simmons e seu J. Jonah Jameson. Em toda a trilogia NINGUÉM foi capaz de superá-lo, mas falarei mais disso adiante.

Meça seus comentários, parça.

                            Meça seus comentários, parça.

A história de como Parker ganha seus poderes, perde seu tio e se transforma no Amigão da Vizinhança foi otimamente contada, dando início a uma bilionária trilogia. Mas, será que conseguiriam manter o fôlego?

Homem Aranha 2 (2004)

Here comes a new challenger!

                                     Here comes a new challenger!

Dois anos depois tivemos a resposta. Conseguiram melhorar e, apesar de eu pessoalmente (depois de tantos anos) desgostar do Tobey Maguire, foi nesse filme que ele, realmente, conseguiu chegar perto do que poderia se esperar do personagem. Um novo vilão chegou: o doutor Otto Octavius ou, como conhecemos, Dr. Octopus (vivido pelo excelente Alfred Molina). James Franco continuava demonstrando o crescimento de seu personagem, enquanto Kristen Dunst continuava mediana. E J.K. Simmons mantinha o nível de seu J. Jonah Jameson nas alturas. Peter e Mary Jane tentavam engatar um romance, mas nada parecia ajudar. E pra piorar, Harry descobre que o assassino de seu pai (o Homem Aranha) é seu melhor amigo. O melhor filme da trilogia, com sobra.

Vamos ver quem tá se escondendo aí.

                          Vamos ver quem tá se escondendo aí.

Homem Aranha 3 (2007)

Dose dupla!

                                            Dose dupla!

Quando anunciaram três vilões, a galera ficou receosa. Teríamos, enfim, Venom, além do Homem de Areia e o retorno do Duende. Apesar disso tudo, os fãs esperavam que ao menos mantivessem o nível dos filmes anteriores. Mas o que vimos foi uma das maiores (com o perdão da palavra) cagadas da história de Hollywood. Desde a produção fizeram de tudo para arruinar esse filme. Fizeram Sam Raimi engolir goela abaixo Venom (o diretor odiava o personagem), e após isso ele provavelmente resolveu tacar o foda-se e fazer um filme próximo do medíocre. Mas próximo não é o suficiente: ele ficou abaixo disso. Um Peter Parker EMO enquanto possuído pela simbionte alienígena (que depois dá origem a Venom quando cai sobre Eddie Brock, vivido por Topher Grace), a aparição de Gwen Stacy (que na verdade é a PRIMEIRA namorada de Peter Parker), entre outras coisas, fizeram esse filme cair em desgraça. Ao menos um personagem se salvou: Harry Osborne. O crescimento dele chegou ao ápice nesse filme, quando ele abraça a vingança pela morte de seu pai e se torna o Duende, quando numa luta com Peter ele perde uma visão (graças a uma explosão), e como no fim ele se redime e ajuda seu velho amigo na luta final contra Venom e o Homem de Areia. A morte dele é uma das cenas mais tocantes que eu vi (opinião pessoal, pfvr).

RIP

                                                   RIP

Mas esse filme decretou o fim do Homem Aranha no cinema, pelo menos por um tempo.

O Espetacular Homem Aranha (2012)

Reboot

                              Reboot

Quando resolveram dar um reboot na história, fizeram direito. Três problemas foram imediatamente resolvidos pelo diretor Marc Webb e pelo roteirista James Vanderbilt: começaram com a Gwen Stacy ao invés da Mary Jane Watson, o lançador de teias foi criado por ele ao invés de ser natural (esqueci de criticar isso ao falar da trilogia) e o Homem Aranha, FINALMENTE, fazia piadas enquanto estava em ação. Mas isso foi o suficiente pra fazer um bom filme? Eu diria que foi uma enorme ajuda. Andrew Garfield substituiu Tobey Maguire com maestria (eu realmente prefiro Garfield que Maguire, com sobra) e o vilão foi o Lagarto (fazendo justiça ao doutor Curt Connors, que apareceu nos TRÊS filmes de Raimi, mas nunca se tornou o vilão que todos esperavam).

FINALMENTE POARR!!

                               FINALMENTE POARR!!

O drama familiar dele foi bem explorado, incluindo os falecidos pais dele na história. Baseado mais no universo Ultimate do que no clássico, esse filme fez um bom trabalho, reiniciando de forma coesa e muito bacana a história do herói.

O Espetacular Homem Aranha 2 (2014)

Hmmmmm...

                                                 Hmmmmm…

Mais uma vez três vilões confirmados (bem mais rápido que nos filmes de Raimi). E a promessa de uma das cenas mais antológicas das HQs estar presente nesse filme. Apesar de um bom funcionamento dos vilões em cena, melhor do que em Homem Aranha 3 inclusive, o filme fracassou. Tanto pela crítica quanto pelo público, que não correspondeu as expectativas do estúdio. Jamie Foxx trouxe um Electro diferente à vida (mas ainda assim bem interessante).

Essa treta foi legal pra caramba!

                                         Essa treta foi legal pra caramba!

Harry Osborne (vivido por Dane DeHaan) foi bom, mas pra mim abaixo do Harry de James Franco. Paul Giamatti trouxe um Aleksei Sytsevich caricato, mas muito bom (muito graças à qualidade do ator). A cena da morte de Gwen Stacy foi muito bem criada, dando a carga emocional necessária que a cena exigia. Mesmo assim o filme foi o fracasso retumbante que todos nós sabemos, colocando num limbo as continuações (solo ou spin-offs).

Sony-hack e a internet

A internet resolveu agir. Muitos fãs falaram que a Sony deveria devolver o personagem à Marvel. Mas claro que a Sony não seria louca de largar o osso da franquia mais lucrativa deles. Mas um acontecimento colocou o mundo nerd em polvorosa: um vazamento de arquivos e e-mails da Sony por um grupo de hackers norte-coreanos (em retaliação ao filme “A Entrevista” com, vejam só, James Franco e Seth Rogen) mostrou que Sony e Marvel já estavam conversando, tentando achar um acordo que seria benéfico pra todo mundo (Sony, Marvel E Homem Aranha). Depois disso teorias explodiram pela web (RÁ!). Mas nenhum dos lados confirmava nada. Até que…

O Acordo

Na madrugada de terça-feira (dia 10 de fevereiro), quando ninguém esperava, Sony e Marvel vieram a público anunciar que haviam achado um denominador comum para um acordo. Basicamente o personagem continua nas mãos da Sony, mas a Marvel pode utilizá-lo em seus filmes. A Marvel, por sua vez, teria parte do controle criativo nos filmes-solo do Teioso. Primeiramente ele aparecerá em algum filme da Marvel, e em 2017 a Sony lançará um novo filme-solo. Aí fica a pergunta:

E agora?

Andrew Garfield já está oficialmente fora. Agora teremos que esperar QUEM será o ator escolhido para viver o personagem. Outra dúvida é em qual filme da Marvel o Aranha dará as caras. Muitos apostam no terceiro filme do Capitão América, Guerra Civil. Nesse arco das HQs o Homem Aranha é um dos principais personagens envolvidos na treta Steve Rogers x Tony Stark, e todo mundo imagina que ele seria substituído, no filme, pelo Pantera Negra (eu acho que AINDA será mesmo), além do fato de que a história do porque a treta se inicia será, provavelmente, diferente (muitos dizem que terá algo a ver com Bucky Barnes e Howard Stark). Bom, o jeito agora é esperar.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: