Inspirações e homenagens (ou covers… oO)

22 08 2008

Meu caro amigo Léo me mandou um link agora a pouco, que me deixou maravilhado…

Whiplash, do Metallica, executada pelo Motörhead

Motörhead
The ace of spades!

E disse na seqüência: “posta isso no seu blog, man!”
Bom, ao invés de eu apenas postar o cover em si, vou falar um pouco sobre… covers!

O que é um cover?
Segundo a wikipédia: “Versão cover ou simplesmente cover, é uma regravação de uma canção previamente gravada. Muitos músicos tocam covers como forma de tributo a quem a gravou pela primeira vez. Outros formam as chamadas bandas covers, que além de tocarem as músicas, usam roupas e se apresentam da mesma forma que o original.”.

Bandas em começo de carreira ou de garagem, sempre que vão fazer shows ou ensaios costumam tocar músicas de bandas que gostam. Quando atingem um sucesso relativo, e gravam um CD, costumam colocar um cover perdido para incrementar. E se atinge um sucesso consideravelmente grande, se dão ao luxo de, se resolverem achar isso interessante, fazer um álbum inteiro de covers! Bandas como Metallica (Garage Inc.), Guns n’ Roses (The Spaghetti Incident?) e Duran Duran (Thank You) são exemplos de bandas que fizeram álbuns inteiros para homenagear sues heróis.

Duran Duran Thank You
Capa de Thank You, álbum da banda Duran Duran

Alguns Covers

Eu já ouvi diversos covers na minha vida. Vou citar alguns que achei realmente interessante (mas sem analisar… não tenho saco pra isso no momento xD)!

– Metallica fazendo Bob Seger (Turn the Page), no álbum “Garage Inc.”
Metallica Bob Seger

– Sonata Arctica fazendo Scorpions (Still Loving You) no álbum “Successor”
Sonata Arctica Scorpions

– Helloween fazendo Abba (Lay All Your Love On Me) no álbum “Metal Jukebox”
HelloweenABBA

– Alanis Morissette fazendo The Police (King of Pain) no álbum “MTV Unplugged”
Alanis Morissette The Police

Covers intragáveis

Alguns eu ouvi… outros, só ouvi dizer. Agora, imagine você ouvido coisas assim…

– Shakira fazendo AC/DC (Back in Black) no álbum “Live and Off the Record”
Shakira AC/DC

– Paulo Ricardo fazendo Queen (Love of my Life) e ainda alterando o nome da música (Felicidade!!) no álbum “O Amor me Escolheu”
Paulo Ricardo Queen

– Tori Amos fazendo Slayer (Raining Blood) no álbum “Strange Little Girls”
Tori Amos Slayer

Covers que gostaria de ouvir um dia

Eu realmente tenho curiosidade de ouvir certas bandas fazendo certos covers algum dia. Seria realmente divertido, por assim dizer!

– André Matos fazendo Helloween (Eagle Fly Free)
– Iced Earth fazendo Metallica (Fade to Black)
– Iron Maiden fazendo Black Sabbath (Neon Knights)
– Michael Kiske fazendo Queensrÿche (Queen of the Reich)

Basicamente, é isso que eu tenho pra falar sobre covers.
=)


Personagens de Azumanga Daioh fazendo um “cover” de Final Fantasy VII! xD

Ao som de:
Blue Dream (Saint Seiya) – Hironobu Kageyama

Ações

Information

Deixe um comentário

